[16-jul-2013]
otto doentinho tá sendo mais mimado que de costume. e como tá mesmo doente e provavelmente incomodado, a gente acaba cedendo a qualquer manha ou choro. só que ele está MUITO melhor, mas continua tentando conseguir tudo o que quer no modo “sofrimento”, um misto de falando-chorando que pelo menos pra mim é super irritante (em especial porque a gente tenta fazer tudo que ele quer do jeito que ele quer, mesmo as coisas incompreensíveis e sem motivo algum, tipo “quero comer morango no potinho AZUL e não no VERDE”).
mesmo convalescente, há poucos minutos decidi que chega de nhé-nhé-nhé. quando ele começou a falar comigo choramingando DE NOVO, peguei ele no colo, olhei bem no olho e falei calmamente “otto, chega. você pode chorar quando quiser, e enquanto isso você fica aqui no meu colo até passar. mas se quiser *conversar* comigo, respira, se acalma e fala normalmente, senão eu não consigo entender”.
ele ouviu atentamente, e como mágica, parou de choramingar, respirou e falou normalmente o que queria.
por essas e outras estou certa que dá pra conversar com crianças, sim, mesmo quando estão manhosas. dá pra mudar comportamento sem precisar deixar a criança com medo, em especial quando a gente olha no olho e transmite claramente (verbal e não-verbalmente) que aquele comportamento não vai ser tolerado e é consistente.
(mas haja paciência pra conseguir ter calma e compostura quando eles tiram a gente do sério)
NOTA: neste momento ele está dando um chilique com a babá porque ela está chamando pra jantar. mas esse relacionamento eu não vou conseguir ajustar, eles que se virem 😀